quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


POLUIÇÃO GLOBAL

Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozono, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.
A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro; por estar multiplicado-se em curto tempo e com a certeza de um grande balanço em todos os seres vivos.

A Terra recebe uma quantidade de radiação solar que, em sua maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) refletido para o espaço. A concentração de gás carbônico oriunda, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra deve reflectir para o espaço. O calor não sendo irradiado ao espaço provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.

ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS

A energia não renovável é aquela que se obtém de fontes que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar, exemplos: Petróleo, carvão, gás natural, urânio e crude.

Os recursos naturais não renováveis, encontram-se na crosta terrestre, a formação exige um consumo lento da energia.

Energias não renováveis:
@ Crude
@ Carvão
@ Gás natural
@ Petróleo
@ Urânio

ENERGIAS RENOVÁVEIS

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento. Estas energias podem ser:



Energia Solar A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água.



Energia Eólica A energia dos ventos que pode ser convertida em
electricidade
através de turbinas eólicas ou aerogeradores;



Energia Hídrica A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;



Energia Geotérmica A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO


A camada de ozono é uma película existente na atmosfera que filtra os raios ultravioleta, protege o planeta contra suas irradiações. A exposição à radiação ultravioleta pode afetar gravemente os sistemas imunológicos, causar cataratas e aumentar a incidência de câncer de pele nos seres humanos.A diminuição da camada de ozono ocorre devido ao aumento da concentração dos gases CFC (cloro-flúorcarbono) presentes no aerossol, em fluidos de refrigeração, como o gás de geladeira, por exemplo, e nos solventes.

CHUVAS ÁCIDAS

1 - COMO SE FORMAM?
Actualmente as actividades humanas (indústrias, escapes de automóveis, queima de combustíveis fósseis), lançam para a atmosfera muitas toneladas de compostos tóxicos como óxidos de enxofre, de azoto e de carbono e fumos que vão para a atmosfera. A chuva reage com estes gasto o pH normal da chuva (é ligeiramente ácido – 5.6, devido à reacção da água com o CO2).
São os países mais desenvolvidos do hemisfério Norte os principais culpados, uma vez que lançam dióxido de enxofre e dióxido nítrico para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Seguidamente, voltam para a Terra sob a forma de chuvas ou neve ácida


2 - QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS ?


As chuvas ácidas constituem um problema a ter em conta, uma vez que podem ser transportadas para locais onde não existe queima de combustíveis. E também uma das consequências da poluição do ar e podem provocar inúmeros problemas na vida terrestre, incluindo pessoas, animais, plantas, solo, água e até mesmo nas construções.

Quando atingem a superfície terrestre há uma modificação nas propriedades químicas dos solos e das águas. Tal facto vai provocar distúrbios ao nível das cadeias alimentares, de plantas e florestas, edifícios e monumentos.

As concentrações elevadas de óxidos de azoto na atmosfera, provocam irritação das vias respiratórias, afectando animais superiores e o Homem. Além disso, na presença de radiação ultravioleta, este gás reage com hidrocarbonetos não queimados (libertados, por exemplo, dos tubos de escape) produzindo o “smog” típico dos grandes aglomerados urbanos, que é altamente tóxico.

É importante referir que existem fontes naturais de compostos tóxicos, nomeadamente as erupções vulcânicas. Mas note-se que ocorrem de forma pontual, no tempo e no espaço, enquanto que as actividades humanas tendem a ocorrer de forma continuada, global e no dobro das quantidades

VANTAGENS DA RECICLAGEM


A reciclagem é muito importante porque reduz o consumo de matérias – primas. A reciclagem do papel permite reduzir o abate de árvores e poupar outras matérias – primas importantes, como a água. A reciclagem de plástico permite poupar os recursos naturais (essencialmente petróleo), reduz a poluição, restringe a procura de solos para aterros e, simultaneamente, cria postos de trabalho. A reciclagem de alumínio permite fabricar, entre outros objectos, radiadores, trotinetas, motores de viaturas, e sobretudo caixilharia. A reciclagem do vidro permite poupar recursos naturais (essencialmente areia), reduz a poluição atmosférica e a deposição em aterro.

AQUECIMENTO GLOBLAL

O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumen
to de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela
atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.



O efeito de estufa é uma característica da atmosfera terrestre, sem
este efeito a temperatura seria muito mais baixa. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente
Os principais gases causadores do efeito de estufa são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e CFCs (clorofluorcarbonetos). Actualmente as suas concentrações estão a aumentar. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido à sua libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação (as plantas retiram o dióxido de carbono da atmosfera).



POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é dos raros recursos naturais que é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos.
Tendo em conta que os problemas que advêm da atmosfera representam perigo para os organismos têm-se vindo a desenvolver estudos sobre o
efeito estufa e a consequente destruição da camada de ozono, para além de provocar as chuvas ácidas, fenómenos estes que contribuem grandemente para a poluição atmosférica.
mosférica é necessário:
- Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar

-Definir as fontes poluentes
-Definir a qualidade do ar
-Analisar os valores limite
-Definir a qualidade do ar
-Observar a evolução da qualidade do ar
-Planear acções que promovam melhor qualidade do ar, tais como: reordenar actividades socio-económicas, localizar fontes poluentes, alterar o percurso rodoviário e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos.

POLUIÇÃO AMBIENTAL


A poluição ambiental. Limpar o ambiente é sem dúvida um dos maiores problemas, que as pessoas que habitam o nosso planeta têm de enfrentar. Durante muitas décadas, os governos negligênciaram esse assunto e como resultado, é quase impossivel encontrar um lugar não poluído no nosso planeta. A situação é ainda pior aqui na Polónia. Todos sabemos como a poluição tem um efeito adverso no nosso planeta, gases venenosos vindos das fábricas destroiem a camada de ozono, contribuido para o efeito estufa, que resulta no aquecimento global.