quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Reciclagem


A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Dicas ecológicas para proteger o ambiente


1- usar lâmpadas fluorescentes

2- conduzir menos, optar por transportes públicos e bicicleta


3- evitar usar água quente a lavar os dentes, louça e roupa


4- evitar aquecimento da casa ou ar condicionado


5- plantar uma árvore


6- para quem conduz, usar sempre pneus cheios (reduz ao consumo de combustível)


7- evitar usar máquinas de lavar roupa e louça (e principalmente as de secar), mas se usarem usar sempre cheias e tentarem usar produtos pouco poluentes dentro


8- usar papel reciclado (evita o abate de novas árvores)


9- usar preferencialmente produtos de madeira a produtos de plástico (evita a poluição e até estimula a plantação de novas árvores)


10- banhos curtos e pequeno fluxo de água


11- reduzir à quantidade de lixo


12- retirar electrodomésticos não usados das tomadas (poupa considerável energia)


13- sobretudo evitar sempre trazer sacos plásticos das compras


14-evitar comprar roupa.. experimentar para muitos bens as lojas de segunda mão ou pensar sequer se precisámos desses bens

OS PROBLEMAS RELACIONADOS À ÁGUA


A disponibilidade de água potável, é uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo de água se situa como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em taxas superiores às suportadas pelo planeta a médio prazo.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são conseqüência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Um dos principais problema vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa. Entre os que ocorrem naturalmente estão vapor d’água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o ozônio (O3).